quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Toques de Capoeira




TOQUES DE CAPOEIRA

Angola - Um ritmo tocado com o berimbau no momento de realização do jogo de capoeira Angola. Esse toque corresponde ao toque do primeiro ritmo. Quando o gunga o toca, o berimbau médio executa o São Bento Pequeno e a viola toca o São Bento Grande. Possui complementaridade com o toque de Santa Maria.

São Bento Grande de Bimba - Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. Toca-se ele com um berimbau médio, dois pandeiros de cada lado fazem parte da formação da bateria (a essa formação instrumental dá-se o nome de "charanga"). É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica e atenção.

São Bento Grande de Angola - Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar "regional" um jogo rápido e de floreios. São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastantes movimentos próximos ao chão.

São Bento Pequeno - É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica.

Iúna - É um jogo da capoeira que, acompanhado do toque do berimbau, serve para demarcar os níveis hierárquicos dos mestres e dos formandos (discípulos). Esse jogo é tradicionalmente feito sem palmas nem qualquer outro instrumento além do berimbau, para realçar a solenidade da ocasião. Entretanto, em alguns lugares, especialmente na capoeira angola, outros instrumentos podem acompanhar o jogo. Nunca, porém, o aluno deve cantar enquanto fizer os movimentos. O toque de Iúna (assim como os outros toques) não possui um criador identificado (assim como não existe 'um criador' da capoeira), mas alguns capoeiristas atribuem sua criação ao Mestre Bimba, como forma de os alunos formados demonstrarem suas habilidades como saltos, piruetas, firulas, paradas-de-mão, etc. Durante esse jogo, a objetividade dos golpes dá lugar à destreza e à plasticidade dos movimentos, que se tornam mais alongados e coreografados. Mestre Bimba costumava desenvolver neste ritmo a chamada "cintura-desprezada" ou "balões cinturados", que consistia numa seqüência de balões, movimentos em que um jogador é lançado para o alto e precisa cair em pé, geralmente exigido do aluno graduado.

Cavalaria - Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

Samango - O samango é um toque de capoeira onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e levava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação.

Santa Maria - Em capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. O toque de Santa Maria é para o jogo de apanhar um objeto com a boca (dinheiro ou caxixi). Na capoeira Regional chama-se de Santa Maria e na capoeira de Angola é mais conhecido por "põe a laranja no chão tico-tico". Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que dá ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.

Benguela - É o toque mais lento da capoeira regional. Este toque é usado no início das rodas, ou, ainda, para acalmar os ânimos dos jogadores quando o jogo esquenta. É um jogo cadenciado, onde os movimentos são quebrados e passasse para outro. É um jogo jogado mais no chão do que gingando, onde se utiliza muito a inteligência. Toque criado pelo Mestre Bimba conhecido também como Banguela, era utilizado no jogo de principiantes para soltar o corpo e incorporar a capoeira e também em treinamento de faca. O Mestre chamava o toque e o jogo de Banguela, que não havia canto e se respeitava o comando do berimbau. É muito comum as pessoas chamarem o toque de benguela com E, mas segundo alunos de mestre Bimba e pessoas que com ele conviveram diretamente, o nome dado por ele ao toque foi Banguela com A e não com É.

Amazonas - Na capoeira, Amazonas é o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

Idalina - É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

Regional de Bimba - É um estilo da Capoeira voltada para o combate. Criada pelo Mestre "Bimba", dividiu a capoeira em dois estilos, sendo a outra a Capoeira de Angola, que até então era chamado de brincadeira dos angolas. O que caracteriza a capoeira regional de Bimba, são as suas seqüências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objetivos e eficientes, sem muitos floreios rasteiros, consiste em saltos e golpes aéreos. O praticante de capoeira regional de Bimba ganha força, velocidade, elasticidade, ferocidade, relfexo e controle mais amplo dos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário