quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Canções de Capoeira




CANTOS

Na capoeira as músicas podem ser dividida de 4 formas diferentes, chula, ladainha, corrido e quadra. Abaixo descreveremos cada uma delas para melhor entendimento.

Chula

É uma cantiga curta, normalmente feita de improviso que faz apresentação ou identificação. É entoada pelo cantador para fazer a abertura de sua composição. Normalmente faz uma louvação aos seus mestres às suas origens ou à cidade em que nasceu ou está no momento, pode ainda fazer culto a fatos históricos, lendas ou algum outro elemento cultural que diga respeito à roda de capoeira. É comum aos cantadores da roda usarem a chula como introdução para as corridos e ladainhas e, durante a mesma é sugerido um refrão para o coro cantar.
Exemplo:

Tá difícil pra calar
A boca do cantador
O meu canto vem de dentro
Já nem sei quem me ensinou

É canto que quem mandinga
Tem magia, tem amor
Por isso não adianta
Tú querer me derrurar

Dei o bote na serpente
Antes dela de enroscar
Manginga que vem pra aqui..."colega véio"
Meu bom Deus manda pra lá...camará

Iê, viva meu Deus...
Iê, viva meu Deus...camará
Iê, viva meu Mestre...
Iê, viva meu Mestre...camará
...

Ladainha

É um ritmo lento, sofrido, dolente, é como uma reza, uma oração muito parecida com as que são feitas na Igreja Católica em louvor ao terço. O conteúdo de uma ladainha corresponde a uma oração longa e desdobrada pelo cantador em versos entremeados pelo refrão repetido pelo côro. As ladainhas , exclusivas do jogo de Angola, são cantadas antes do início do jogo. Os participantes da roda devem ficar atentos ao cantador, pois na ladainha pode ser feito um desafio e, quando for dada a senha para o início do jogo qualquer um pode ser chamado neste desafio
Exemplo:

Vou embora pra Bahia
Vou ver se dinheiro corre
Se dinheiro não correr
Ó de fome ninguem não morre

Eu nasci naquela terra
Naquela terra eu me criei
Ô que terra hospitaleira
Nessa terra eu morrerei

Minha mãe ta me chamando
Ô que vida de mulher
Quem toca pandeiro é homem
Quem bate palme é mulher

Lá no ceu tem três estrelas
Todas três em carrerinha
Uma é minha, outra é sua
A outra vai ficar sozinha...camará

Iê, viva meu Deus...
Iê, viva meu Deus...camará
Iê, viva meu Mestre...
Iê, viva meu Mestre...camará
...

Corrido

Como o próprio nome já sugere, corrido é uma cantiga que "acelera" o ritmo e que se caracteriza pela junção do verso do cantador com as frases do refrão repetido pelo coro total ou parcialmente, dependendo do tempo que o cantador dá entre os versos que canta. O cantador faz versos curtos e simples que são à toda hora repetidos e o conjunto deles é usado como refrão pelo côro. O texto cantado pode ser retirado de uma quadra, de uma ladainha ou de uma chula ou ainda de cenas da vida cotidiana, de um passado histórico ou simplesmente da imaginação do cantador. Geralmente, o ocorrido é cantado nos toques de São Bento Grande, Cavalaria, Amazonas, São Bento Pequeno, sempre em toques mais acelerados. No canto corrido, o cantador não tem a preocupação de contar nenhuma história, as frases são ditas aleatoriamente, falando de assuntos diversos, e a participação do coro é imediata e necessária desde o seu início. Durante a roda, os capoeiristas, que ficam de pé formando a roda, acompanham a cantoria com palmas.
Exemplo:

Oi, São Bento me chama
Ai, Ai, Ai, Ai
São Bento me chama
Ai, Ai, Ai, Ai
São Bento me chama
Ai, Ai, Ai, Ai ...
Ai, ai, ai, ai doutor
Velejando no mar, eu vou, eu vou!
Ai, ai, ai, ai doutor
Velejando no mar, eu vou, eu vou!
Ai, ai, ai, ai doutor ...

Quadra

A quadra é uma estrofe curta de apenas quatro versos simples, cujo conteúdo pode variar de acordo com a criatividade do compositor que pode fazer brincadeiras com sotaque ou comportamento de algum companheiro de jogo, pode fazer advertências, falar de lendas, fatos históricos ou figuras importantes da capoeira. Normalmente as quadras terminam com uma chamada ao côro que pode ser: camaradinha, camará, volta do mundo, aruandê, Iêê...Êêê...dentre muitas.
Exemplo:

Bimba parou essa roda
Bimba parou outra vez
Bate essa palma moleque
Que a palma de Bimba é um dois três.

Olha a palma de Bimba...
É um dois três.
Olha a palma de Bimba...
É um dois três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário