quinta-feira, 16 de abril de 2009

10 anos Cia da Capoeira

10 anos de Cia da Capoeira

Contramestre Paulinho Godoy. Por onde andei, e o que fiz

ü Em 1979 iniciei um treinamento de capoeira com um amigo João Torres Lima, o famoso Joãozinho do Canaan, que me levou no caminho da capoeiragem, no qual 2 anos mais tarde teve que interromper os treinos por motivos pessoais, sendo ele o meu primeiro professor

ü Iniciei formalmente na capoeira em agosto de 1987 na Associação Berimbau de Ouro com a direção do Mestre Marreta (Luiz Carlos Afonso) que na época já residia em Amsterdã Holanda, e quem ministrava as aulas era o professor Evandro.

ü Em 1990 o professor Evandro teve que deixar o trabalho, então formamos um grupo onde eu e mais seis alunos graduados pegamos a direção da Associação Berimbau de Ouro, sendo eles, Geraldo de Lélis, o Dim, Jorge, Eduardo vô, Nivio, Márcio Negrito, Celso, dando continuidade ao trabalho já existente em Sete Lagoas.

ü Em 1º e 2º de agosto de 1991, realizamos o 1º Encontro Mineiro de Capoeira de Sete Lagoas que contou com a participação de vários mestres e academias mineiras.

ü Em 1992 nos dias 3 e 4 de agosto realizamos o 2º Encontro Mineiro de Capoeira promovendo novamente com sucesso um grande movimento em prol da capoeira mineira.

ü Em 1997 nos dias 23 e 24 de agosto promovemos o 3º Encontro Mineiro de Capoeira

ü Em 26 de Setembro de 1997 lancei o Grupo Cia da Capoeira, onde colocaria em pratica o aprendizado que acumulei nesses 10 anos de treinamento na Associação Berimbau de Ouro

ü Realizei o 1º Batizado e troca de Cordas (não oficial) em dezembro de 1998 no Colégio Cenec Cei onde ministrei aulas durante o mesmo ano.

ü Em 2001 entra para a administração da academia o aluno Graduado Douwer Dutra.

ü Em 2001 realizamos oficialmente o 1º Batizado e Troca de Cordas dos nossos alunos com a participação dos mestre Tamanduá, Mestre Precata, mestrando Gato, professor Negrito, Graduado Balinha, Graduado Simpson, Graduado Agmar Paulo e seus respectivos alunos.

ü Após o ano de 2001 realizamos todos os anos um Batizado e Troca de cordas dos nossos alunos.

ü Em 2005 iniciamos um trabalho na cidade de Baldim através da vereadora Clélia no Centro Cultural, onde o Professor Douwer Dutra veio ministrar as aulas.

ü Em junho de 2006 realizamos o 6º Batizado e troca de Cordas da Cia da Capoeira e o 1º da Cidade de Baldim.

ü Em 2005 o Professor Douwer iniciou um trabalho no Projeto Federal PAIF, coordenado pela Secretaria de Justiça Social de Sete Lagoas, e em 2007 iniciou um trabalho também pelo PAIF na cidade de Jequitibá.

ü Realizamos no ano 2000 o 1º Bate Papo de capoeira realizado na Casa da Cultura com a participação dos Mestres Cavaliere, Mestre Mineiro, Mestre Gaio, Mestre Noventa, Mestre Boi, e da minha grande amiga Glória, que muito me incentivou e me ensinou no meu trabalho na capoeira.

ü Na área cultural desde 1991 ainda Berimbau de Ouro sempre realizamos apresentações em comemoração às datas Cívicas como 13 de maio (Abolição da escravatura), 22 de agosto (dia do folclore), 20 de novembro (dia da Consciência Negra).

ü Em 20 de novembro de 2003 e 2004 realizei em parceria com a Secretaria de Justiça Social, Naeca Bem Me Quer e a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas uma passeata em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra.

ü Ministrei aulas de capoeira durante 8 anos no Programa Naeca Bem Me Quer para crianças carentes.

5 comentários:

  1. Ae Paulinho o blog ta otimo adorei as materias!!!!

    ResponderExcluir
  2. E aí Paulinho um abraço de seu ex-aluno Joelson
    Tô morando em Salvador agora, e vc é o cara!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc ñ me ensinou só a capoeira e sim a mandinga de viver. Lembro das vezes que vc parava a roda pra nos instruir, nos passar as maldades e as ciladas que nos aguardava pela frente.Qdo quiser vir a Salvador-BA vc já tem um guia turístico, o Mercado Modelo tá aqui te esperando. Qdo eu vou ao Pelourinho eu lembro do meu professor. Valeu Paulinho pelas sábias palavras!!!
    Um abraço de Joelson, me liga (071)87427134

    ResponderExcluir
  4. Vc ñ me ensinou só a capoeira e sim as mandingas da vida. Lembro das vezes q vc parava a roda no NAECA pra nos instruir, valeu Paulinho pelas sábias palavras. Qdo quiser vir a Salvador-BA vc já tem um guia turístico, vc vai conhecer o Pelourinho,o Mercado Modelo, Farol da Barra e a cidade inteira se quiser. Salvador é nossa!!!
    É só ligar pra (071)87427134 ou (071)81330121.
    Um abrço do ex-aluno Joelson

    ResponderExcluir
  5. E ae douwer...aki abraço de seu ex aluno Mateus Cabral...

    ResponderExcluir